A Diocese de Vila Real informou, através de uma nota enviada à redação, que a ordenação episcopal de D. Sérgio Dinis, bispo eleito das Forças Armadas e de Segurança, será dia 26 de janeiro, pelas 15h30, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real.
A mesma nota refere que a celebração será presidida pelo bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, na qualidade de bispo ordenante, contando com os coordenantes D. António Augusto dos Santos Marto, cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima, e de D. Rui Manuel de Sousa Valério, Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense.
Recorde-se que D. Sérgio Dinis foi nomeado pelo Papa Francisco, no passado dia 22 de novembro para bispo das Forças Armadas e de Segurança, sucedendo a D. Rui Valério.
O padre natural de Ermelo, Mondim de Basto, estava ao serviço das paróquias de Santa Maria Madalena, em Candedo, de Santa Maria Maior, em Murça e de Nossa Senhora da Anunciação, em Noura, a que juntava o cargo de arcipreste do Douro II, Juiz do Tribunal Eclesiástico, capelão da Santa Casa da Misericórdia de Murça. Além disso, era membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e do Conselho de Pastoral da Diocese.
No passado domingo, à margem da eucaristia do centenário da Dedicação da Igreja Catedral, o novo prelado revelou ao Notícias de Vila Real que irá adotar como lema episcopal “fiz-me tudo para todos”, inspirado em São Paulo, pretendendo “procurar fazer tudo para todos sem deixar ninguém para trás, indo em busca dos mais frágeis dos mais vulneráveis, daqueles que mais precisarem”.