Por Letícia Abreu
Decorreu entre os dias 8 e 11 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Boticas, a XXVIII edição da Feira Gastronómica do Porco de Boticas.
Milhares foram aqueles que visitaram um dos principais eventos gastronómicos e culturais da região do Alto Tâmega e Barroso, feito da promoção de produtos endógenos, do saber-fazer local, das tasquinhas e do fumeiro, afirmando-se como uma montra privilegiada para as tradições de todo o Território.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) reafirmou a sua presença no evento com um stand próprio de promoção de eventos, produtos e locais turísticos do concelho de Boticas e de todo o território, de modo a reforçar a cooperação intermunicipal em prol do património material e imaterial da região.
O secretário de Estado da Agricultura, João Moura, a Presidente da CIMAT, Fátima Fernandes e o primeiro secretário Executivo Intermunicipal, Ramiro Gonçalves, foram algumas das figuras presentes na sessão de abertura do certame, destacando a importância deste evento no comércio da agricultura local e reconhecimento do Território.
Para além dos comes e bebes, a feira ofereceu um vasto programa de animação cultural, com atuações musicais e grupos tradicionais, dispersos por todas as tasquinhas, de modo a manter o carácter de união e identitário que marcam este evento.