As instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) receberam, na passada sexta-feira, 12 de setembro, o 9.º Encontro de Autoridades de Transporte Intermunicipais, organizado em parceria com os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

O encontro reuniu representantes de 20 Autoridades de Transporte, de forma presencial e remota, incluindo as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e o Instituto de Mobilidade e Transportes da Região Autónoma da Madeira (IMT, IP-RAM).

Entre os principais temas discutidos estiveram o programa Incentiva +TP, nomeadamente o financiamento previsto para 2026 e o reporte de 2024, considerado complexo pelas autoridades. Foi também aprovada uma tomada de posição conjunta sobre os serviços expresso e debatida a elaboração de um documento com contributos para a avaliação do processo de contratualização de serviços de transporte de passageiros, em curso pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

Outro ponto em destaque foi o atraso nos pagamentos dos Passes Jovem Gratuito, que levou as autoridades a defenderem a necessidade de adiantamentos para assegurar o bom funcionamento do programa. A TML anunciou ainda o lançamento de um programa de formação a iniciar no último trimestre de 2025, centrado em áreas como gestão de contratos, sistemas tecnológicos, monitorização da operação e auditoria.

O próximo encontro está marcado para 28 de novembro e será organizado pela CIM do Alentejo Litoral, em colaboração com a TML. Estes encontros pretendem reforçar a cooperação entre Autoridades de Transporte Intermunicipais e partilhar soluções para uma mobilidade mais sustentável e eficaz em todo o país.