O Município de Mesão Frio viu aprovada a candidatura à requalificação do Centro Escolar, no âmbito do Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE2030), num investimento total de 100.108 euros, cofinanciado em 85% pelo FEDER. O projeto, que já se encontra em execução, visa melhorar as infraestruturas de ensino, promovendo um “ambiente educativo mais inclusivo, sustentável e de qualidade”, refere a Câmara Municipal.

A intervenção contempla a modernização do ginásio escolar, com a instalação de novas janelas que asseguram melhores condições de conforto, ventilação e iluminação. Também o espaço exterior será renovado, com a criação de uma estrutura coberta multifuncional, permitindo o seu uso mesmo em dias de chuva ou condições climatéricas adversas.

Segundo a autarquia, o projeto pretende melhorar as condições físicas e funcionais do Centro Escolar, reforçando a aposta na eficiência energética e na adaptação às necessidades da comunidade escolar”.

A candidatura foi apresentada em dezembro de 2024 e aprovada a 2 de julho de 2025, no âmbito do aviso NORTE2030-2024-29 — Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário (IT).

Com esta intervenção, o Município de Mesão Frio reafirma o seu compromisso com uma “educação pública de qualidade e sustentável, reforçando o papel estratégico da escola como espaço central de desenvolvimento e integração comunitária”.