A Fundação da Casa de Mateus organiza, este sábado, dia 25 de janeiro de 2025, entre as 9h30 e as 18h30, o seminário Repensar Portugal | Território e Democracia.

No comunicado enviado à redação do NVR, refere que “num momento decisivo, em que comemoramos os 50 anos de democracia num quadro de instabilidade internacional, de reflexos evidentes das alterações climáticas, de questionamento da cultura e dos sistemas democráticos, a Fundação da Casa de Mateus reafirma a sua vocação de lugar de discussão ativa das políticas públicas”.

Organizada em quatro painéis temáticos, a discussão incidirá sobre as geografias do poder e a sua arquitetura subnacional, sobre o sistema eleitoral e a questão da representatividade, sobre as políticas do clima e a sua ligação ao território concreto, terminando numa síntese que procurará interpelar o significado de todas estas questões no presente e no futuro do Douro.

Veja o programa completo:

1º painel 09h30-11h00

O sistema eleitoral, como funciona num contexto de despovoamento dos círculos do interior, que tipo de representação democrática assegura (ou não assegura) para territórios de baixa densidade.

Pedro Magalhães (Inst. de Ciências Sociais – Univ. Lisboa) // Preside Álvaro Beleza (SEDES)

– Edna Costa (Univ. Minho)

– Toni Rodon (Univ. Pompeu Fabra, Barcelona)

– David Santiago (Público)

2º painel 11h30-13h00

A arquitetura da governação subnacional em Portugal: diagnóstico, tendências, obstáculos.

Filipe Teles (Univ.  Aveiro) // Preside Miguel Cadilhe (Centro de Estudos do Centralismo)

– Joaquim Oliveira Martins (CEPII, Univ. de Paris-Dauphine)

– João Ferrão (Instituto de Ciências Sociais – Univ. Lisboa)

– Inês Cardoso (Jornal de Notícias)

3º painel 15h00-16h30

Políticas de Clima – é no território que as coisas acontecem”; Face à inelutabilidade das alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global, como enquadrar novas políticas do clima na reflexão sobre os territórios.

Teresa Pinto Correia (Univ. Évora) // Preside António Fontaínhas Fernandes (Liga dos Amigos do Douro Património Mundial)

– Paulo Ferrão (+IN – Instituto Superior Técnico – Univ. Lisboa)

– Teresa Andresen (Associação Portuguesa dos Jardins Históricos)

4º painel 17h00-18h30

A partir do Douro para o Douro” – Coerente com a abordagem proposta para este encontro, o último painel terá um enfoque explicitamente territorializado, procurando refletir os desafios identificados nos painéis anteriores e, em particular, as oportunidades de formulação e implementação de políticas públicas (ambiente, cultura, agricultura, educação, ciência/universidades, saúde, políticas sociais…) à escala local e regional, utilizando o Douro como como alvo dessa reflexão.

Preside António M. Cunha

Resumo das sessões anteriores seguido de mesa-Redonda com representantes durienses da economia e da cultura, Representante da CIM Douro, e conversa com o público.

Modera Manuel Carvalho

Encerra o Senhor Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Dr. Hernâni Dias