Carlos Alberto Quinteiro, professor de 56 anos, é o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara Municipal de Vila Real. Sem filiação partidária, aceitou integrar a lista por se rever nos valores de “transparência, honestidade, trabalho e competência” da coligação.

Entre as propostas, destaca-se a mobilidade, com “reforço e expansão da rede de transportes” e a reativação da Linha do Corgo, “que tanta falta faz às populações”. Outra prioridade é o investimento nas freguesias, através do chamado “Plano Aldeia”, que inclui habitação social, reabilitação de casas devolutas, mais ecopontos e valorização da agricultura familiar.

O candidato considera “inconcebível em pleno século XXI” que ainda haja aldeias sem saneamento básico e defende a criação de um espaço para feiras e concertos, criticando a atual feira junto ao hospital por “constrangimentos de trânsito e ruído excessivo”.

Para a Assembleia Municipal, a CDU apresenta Ricardo Almeida, professor de 53 anos, que sublinha a necessidade de dar voz à coligação neste órgão, ausente desde 2017. “Seremos uma voz pela escola e saúde públicas, pela habitação, pela cultura e pela paz”, afirmou, garantindo uma candidatura de “coerência e proximidade”.

“A candidatura da CDU tem as marcas distintivas da proximidade às populações e de uma gestão democrática, transparente e participativa”, concluiu Carlos Alberto Quinteiro.