O Município de Vila Real quer avançar com a construção de um viaduto destinado à função rodoviária, ciclável e pedonal, que permitirá anular o atual constrangimento existente entre a zona da estação e a Avenida 1º de Maio.

Segundo a autarquia, o viaduto “permitirá ainda otimizar o ciclo semafórico atual, através da eliminação de alguns tempos de limpeza e do consequente aumento dos tempos de verde das diversas fases em presença”.

O estudo prévio da variante, atualmente em fase de desenvolvimento, aponta para uma estrutura com uma extensão de 180 metros, composto por um tabuleiro que acomodará uma faixa de rodagem de apenas um sentido (avenida/ponte metálica), passeio de ambos os lados e ainda uma faixa ciclável dedicada.

“A necessidade de se melhorar a travessia rodoviária entre as duas margens do rio Corgo, especialmente a que se processa através da Ponte Metálica, levou o Município de Vila Real a encomendar um estudo de viabilidade para construção de uma variante entre a avenida 1º de Maio e a Ponte Metálica”, informou a Câmara.

Estima-se que o custo desta intervenção rondará os três milhões de euros.

Filipe Ribeiro