A Aula Magna da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai receber no próximo dia 22 o espetáculo inaugural da digressão de “Auto dos Anfitriões” de Camões, estreado pela Filandorra – Teatro do Nordeste a 10 de outubro no Teatro de Vila Real no âmbito comemorações dos 500 anos de Camões e dos 100 anos da cidade de Vila Real.
Nesta sessão, destinada sobretudo aos alunos do curso de Licenciatura em Teatro e Artes Performativas, bem como aos alunos dos cursos das áreas de Letras e Comunicação daquela instituição de ensino, o público tem a oportunidade de descobrir a vertente teatral do poeta, que escreveu três peças de teatro muito pouco conhecidas e representadas em Portugal.
O «Auto dos Anfitriões» ou «Auto dos Emphatriões» é uma comédia inspirada no mito grego do nascimento de Hércules, uma história onde deuses confundem os humanos e onde os desenganos amorosos são pretexto para o desenvolvimento da lírica própria do Poeta. De forma jocosa, este auto camoniano foca a crise identitária, a duplicidade e o conflito da perda de individualidade.
A encenação é de Filipe Crawford, que desde 1997 mantém uma relação artística regular com a Filandorra, tendo encenado os espetáculos «O Teatro Cómico» de Carlo Goldoni (1997), «Não se brinca com o Amor» de Musset (2019), «O Barrete de Guizos» de Luigi Pirandello (2021), e agora o «Auto dos Anfitriões» de Luís de Camões. A assistência de encenação é de Bibiana Mota, e o elenco é composto pelos atores André Legoínha, Bibiana Mota, Inês Medeiros, Luís Pereira, Paulo Magalhães, Silvano Magalhães, Sinas Pereira, Sofia Duarte e Vânia Milheiro, na sua maioria oriundos da Licenciatura de Teatro e Artes Performativas da UTAD. Manuel João Vieira colaborou com Helena Vital Leitão nos figurinos e com Luís Pereira na cenografia. A componente musical do espetáculo é tocada ao vivo por Vânia Milheiro e Pedro Carlos, que também é o autor. O desenho de luz é de Vitor Tuna com operação de Carlos Carvalho. Na equipa de comunicação e produção Silvina Lopes e Cristina M. Carvalho. A Direcção Artística do projeto é de David Carvalho.
A produção, a 93ª desta Companhia, tem a parceria institucional do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto – Fundo de Fomento Cultural que reconheceu, com a sua aposta e o seu apoio, o valor simbólico e impacto cultural desta produção que, com uma forte componente educativa e descentralizadora, permitirá promover em toda a região do interior norte a redescoberta da obra dramática camoniana, muito desconhecida da programação nacional. Este projeto foi aprovado no anterior Governo, através de uma candidatura ao Fundo de Fomento Cultural quando era então Ministra da Cultura a Prof. Doutora Dalila Rodrigues.
Depois da Aula Magna da UTAD, «Auto dos Anfitriões» segue em digressão por 25 municípios da rede de itinerância da Filandorra, podendo ser apresentada em auditórios municipais, cineteatros, mas também em escolas ou locais ao ar livre do mundo rural.
Com entrada gratuita, o espetáculo terá lugar na Aula Magna da UTAD às 14h45, e é precedido pela apresentação do livro “Manual de Técnica da Máscara” de Filipe Crawford por Levi Leonido, Diretor da Licenciatura em Teatro e Artes Performativas da UTAD, e David Carvalho, Diretor Artístico da Filandorra.