O distrito de Vila Real possui duas árvores representadas no concurso Árvore do Ano 2024 organizada pela União da Floresta Mediterrânica (unac).


O plátano ou Árvore Grande, como é vulgarmente chamada, de Alijó e o Cedro Gigante da Casa de Mateus, em Vila Real, são as árvores que se encontram entre as 10 finalistas. A árvore vencedora irá representar Portugal no concurso European Tree of the Year.


O concurso conta com o apoio do Ministério do Ambiente e Ação Climática e pretende premiar árvores que se destaquem não só pela sua beleza, tamanho ou idade, mas também na sua história e conexão com as pessoas e a comunidade.


A Árvore Grande foi levada a concurso pelo município de Alijó, possui 35 metros de altura e tem mais de 160 anos e conta já com mais de 1700 votos. Já o Cedro Gigante tem uma altura de 44 metros e encontra-se há 153 anos nos jardins da Fundação Casa de Mateus autora da candidatura, possuindo já perto de 1300 votos.


As votações decorrem até dia cinco de janeiro às 23 horas e 59 minutos através do sítio na internet e o vencedor será anunciado no dia 10 de janeiro.