Evento acontece nos dias 28 e 29 de junho com entrada livre

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) promove, nos próximos dias 28 e 29, a 2ª edição do Aqua Wine Fest,  em parceria com o Município de Chaves e a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes. Após o sucesso da edição estreia no ano passado, em Valpaços, o evento regressa, desta vez, a Chaves para reforçar a promoção integrada da região do Alto Tâmega e Barroso, através de dois dos seus principais recursos: o vinho e a água. A organização espera receber 3000 visitantes, duplicando assim o número de 2023.

A sessão oficial de abertura, marcada para as 17 horas do dia 28, contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, o Presidente da CIMAT, Fernando Queiroga, o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, Francisco Pavão, e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha.

Aqua Wine Fest: Mais de três dezenas de expositores e algumas novidades

A decorrer na Alameda do Tabolado, o Aqua Wine Fest apresenta mais de três dezenas de expositores, 27 dos quais dedicados aos vinhos produzidos na região. Estarão representados alguns dos mais importantes produtores e engarrafadores do território, com chancela DOC Trás-os-Montes e Regional Transmontano, além de propostas produzidas na região sob o selo dos Vinhos Verdes. O Super Bock Group, as Águas de Carvalhelhos e as Águas Campilho Vidago – empresas responsáveis pela exploração das águas da região – também marcarão presença no certame, que contará ainda com um stand da CIMAT representando os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

A 2ª edição do Aqua Wine Fest reforça o compromisso da CIMAT em promover os produtos locais e dinamizar a economia regional, proporcionando uma plataforma de divulgação e interação entre produtores, restauração e consumidores.

“A nossa expectativa é duplicar o número de visitantes, atrair os nossos vizinhos espanhóis e transformar este espaço não apenas num local de exposição, mas também num ponto de networking e fomento de negócios e parcerias estratégicas. O nosso objetivo é claro: crescer, consolidar e, a curto prazo, estabelecer este evento como uma referência incontornável na região. Este ano, ampliámos o horário e aumentámos a oferta de produtores, demonstrando o nosso compromisso com a evolução contínua e o fortalecimento do setor”, adianta Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.

A valorização da excelência dos produtos endógenos é, de resto, um dos grandes objetivos deste evento “para ajudar os produtores a comercializarem os seus produtos através de cadeias curtas de distribuição e mercados de proximidade”, sublinha aquele responsável, acrescentando ainda que “é intenção sensibilizar os profissionais da restauração para darem preferência aos nossos vinhos e águas nos seus estabelecimentos.” É por isso que será disponibilizado no Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso “um espaço de networking para encontros e provas de vinhos entre profissionais da restauração e produtores”, destaca Ramiro Gonçalves.

Oferta gastronómica e animação noite dentro

Durante os dois dias de evento, os visitantes poderão provar os melhores aromas e sabores provenientes deste terroir de características únicas, alguns premiados em concursos nacionais, e brindar à autenticidade das referências vínicas transmontanas em exposição.

Esta edição traz também novidades gastronómicas, com restaurantes, bares e cafés da Alameda do Tabolado a associarem-se à festa e a convidarem os visitantes a degustar as ricas iguarias da região. Está prevista animação musical em ambos os dias, com música ao vivo e DJs que se prolongará até às 2 horas da manhã.

O evento decorre na sexta-feira, entre as 16h30 e as 00h00, e no sábado das 14h00 às 00h00. Os interessados poderão estacionar entre as Termas de Chaves e o Aqua Padel, perto da Torre de Menagem/Castelo de Chaves, e ao longo da Alameda Trajano.

O Aqua Wine Fest é um evento de caráter anual que decorrerá alternadamente em Valpaços e Chaves, municípios que detêm a maior parte da produção vitivinícola do território do Alto Tâmega e Barroso.