Anabela Branco de Oliveira é a cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda (BE) pelo distrito de Vila Real nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio.
O nome da docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi retificado pela mesa nacional do BE para encabeçar a lista do partido pelo círculo eleitoral de Vila Real.
Natural de Aveiro, onde nasceu em 1963, a candidata, para além de docente universitária, é investigadora no IA – Investigação em Artes. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Federico Fellini e Jacques Tati.
Tem comunicações apresentadas em múltiplos colóquios, conferências convidadas em universidades europeias e publicações em revistas nacionais e internacionais, bem como diversas participações em júris e workshops em festivais e mostras de escolas de cinema e nos júris nacionais do ICA.
Autora dos livros Entre Vozes e Imagens – a presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes do romance português (anos 70-90), Porto, Edições Pena Perfeita, 2007 e Federico Fellini – a inevitabilidade da arte, Editora DebatEvolution, 2020 e de inúmeros artigos da área científica.
Como ativista independente, integrou a lista candidata do Bloco de Esquerda de Vila Real nas últimas eleições legislativas de março de 2024.