No dia 16 de novembro, foi autorizada, em reunião do Executivo Municipal, a abertura do Concurso Público Internacional para a execução da empreitada do “Novo Complexo de Codessais (Edifício das Piscinas Interiores e Exteriores e Parque Exterior)”.

Depois da aprovação do projeto, em reunião do Executivo em 29 de maio de 2023, da aprovação do contrato de empréstimo bancário, na reunião de 10 de julho, e da obtenção do visto do Tribunal de Contas, a 26 de outubro, as novas piscinas municipais de Vila Real, cobertas e descobertas, estão agora a um passo de serem realidade com a aprovação da abertura do Concurso Internacional. O prazo global de execução da obra, contado a partir da data de consignação, será de até 30 (trinta) meses.

O novo Complexo de Piscinas de Codessais, para além das atividades de recreio e lazer proporcionadas pelas piscinas ao ar livre e pelos seus espaços envolventes, possibilitará uma utilização diversificada ao nível das atividades aquáticas de formação, de manutenção e de competição com a construção da nova Piscina Coberta. O projeto contempla a execução do Parque Exterior (nascente e poente) e a beneficiação do Campo Desportivo e da Rua de Acesso ao Complexo, inclui também um elevador, que ligará a zona baixa de codessais à rua Dr. Manuel Cardona (junto ao parque de campismo), entretanto já adjudicado.

Trata-se da concretização de um projeto ambicioso e há muito esperado, dada a antiguidade das infraestruturas existentes, que assenta numa estratégia alargada de requalificação. Sendo o Parque Corgo um recanto da cidade muito procurado pelos vila-realenses, não só para a prática desportiva mas também pela contemplação e contacto com a natureza, faz todo o sentido permitir a fruição plena daquele espaço.