Tomaram posse no dia oito de janeiro para o mandato de 2025, os novos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e apresentam agora uma lista de medidas a implementar ao longo do ano, elegendo o novo modelo de financiamento aos núcleos e secções, a UTAD Cup com mais cursos e maior presença feminina e, ainda, mais atividades direcionadas à ação social, como as prioridades.

Segundo a estrutura, estas medidas visam “prolongar o trabalhar desenvolvido ao longo do mandato cessante, continuando a criar uma comunidade académica mais dinâmica, inclusiva e solidária e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes da UTAD, enquanto reforçam a importância da Associação Académica no panorama universitário e social da região”.

Recorde-se que a AAUTAD é liderada por Fernando Gonçalves que foi reeleito para um segundo mandato.

Fique a conhecer o que pretende a estrutura estudantil para as principais áreas que estão sobre a sua alçada na academia transmontana:

Programa de Apoio aos Núcleos e Secções

Uma das primeiras iniciativas será a implementação de um novo programa de apoio financeiro aos núcleos e secções da AAUTAD. Este programa destina-se a apoiar uma atividade pedagógica da estrutura, por ano, financiando 30% da despesa total do evento. A proposta visa estimular a atividade dos núcleos e secções, promovendo encontros, jornadas e tertúlias como ferramentas essenciais no complemento dos planos curriculares, algo que se mostrou necessário face ao decréscimo na participação dos alunos nas atividades associativas durante o mandato anterior.

Desporto e Solidariedade

No plano desportivo, a UTAD Cup continuará a crescer, com a introdução de novas vertentes de sustentabilidade e solidariedade. Cada golo, ponto ou cesto obtido no evento reverterá para a plantação de árvores em áreas afetadas por incêndios e para doações a instituições de apoio social. O evento também visa aumentar a participação de atletas em 50%, com especial foco na inclusão de atletas femininas, que representarão pelo menos 40% do total de participantes.

Além disso, a AAUTAD pretende trazer para Vila Real um maior número de eventos da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real, promovendo a região e o interior do país.

Inovação Digital
Os novos órgãos sociais estão igualmente a trabalhar no lançamento de uma aplicação móvel da AAUTAD, que irá facilitar o acesso direto e intuitivo a todos os serviços e conteúdos de interesse para a comunidade académica. A app disponibilizará informações sobre os produtos da loja académica, eventos, iniciativas dos núcleos e secções, parcerias com lojas associadas ao cartão de sócio e atividades desportivas, além de servir como um banco de registos fotográficos da associação.

Fortalecimento da Representação Estudantil
No que respeita ao plano associativo, será dada especial atenção ao fortalecimento da representação estudantil nos conselhos pedagógicos, um órgão onde os estudantes devem ter uma presença ativa e equilibrada com os docentes. Este aspeto será fundamental no mandato de 2025, a fim de garantir que a representação estudantil seja valorizada e adequadamente acautelada. Pretendemos junto dos núcleos formar as várias listas às escolas com os estudantes mais indicados para garantirem a representação do curso nos próximos 2 anos.

Projetos Sociais e de Saúde
Na vertente social, a AAUTAD, em parceria com a vereadora do Pelouro da Saúde, Mara Minhava, avançará com a implementação da unidade de saúde móvel nas áreas periféricas de Vila Real. Este projeto contará com a colaboração de estudantes voluntários da UTAD.
Adicionalmente, está prevista a criação de um novo fundo de apoio social destinado a estudantes em situações de vulnerabilidade socioeconómica, com particular atenção às necessidades de estudantes internacionais e à aquisição de material eletrónico.

Visam também a criação de uma loja social, no âmbito da conclusão da 2ª fase da obra na sede da AAUTAD, que permitirá o alargamento das iniciativas de apoio social, como o “armário solidário” e “estante solidária”, com o objetivo de doar bens alimentares e de higiene a estudantes mais carenciados.

Empregabilidade e Empreendedorismo
Em 2025, um dos principais objetivos será a realização da Feira de Emprego da UTAD, que tem como propósito aproximar os estudantes da academia dos empregadores e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.
Também será desenvolvido o “SharkTank UTAD”, um programa que visa a promoção de projetos empreendedores e ideias de negócio criadas na universidade.

Apoio à Juventude e Relações Externas
No âmbito externo, a AAUTAD deseja ingressar no Conselho Nacional da Juventude (CNJ), reforçando o seu papel ativo na defesa dos direitos dos jovens e na construção de políticas públicas que favoreçam esta faixa etária. Em acréscimo, será intensificado o diálogo com outras associações e federações académicas, com o objetivo de melhorar a dinâmica e o funcionamento do ENDA (Encontro Nacional de Direções Associativas), promovendo uma maior participação e propostas concretas para o futuro do país.