Foi num ambiente de festa que, no dia 13 de outubro de 2023 decorreu, na cidade de Braga, a cerimónia do Dia das Bandeiras Verdes – GALARDÃO 23, uma iniciativa organizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Eco-Escolas é um programa internacional que se destina a todos os níveis de ensino, cujos princípios assentam numa ideia fundamental: tornar possível a construção de um plano de ação e um planeamento participativo global, nacional e local, capaz de permitir um novo paradigma de desenvolvimento. Pretende fortalecer e organizar ações de sensibilização ambiental no âmbito da Educação Sustentável materializadas, ao longo de todo o ano letivo, nos estabelecimentos de educação e ensino aderentes.
Do programa constaram diversas atividades, com destaque para a entrega de prémios e a atribuição das “Bandeiras Verdes”. De referir que o Município de Vila Real viu reconhecida, pela ABAE, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (ABAE/FEE P), a sua colaboração na implementação do Programa Eco-Escolas durante o ano letivo 2022/2023, recebendo a distinção de “Município Parceiro Eco-Escolas 2023”. O Vice-presidente e Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, Alexandre Favaios, manifestou a sua satisfação pela distinção obtida, assim como pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas escolas vila-realenses no âmbito deste programa de educação ambiental.
No concelho de Vila Real foi atribuída a Bandeira Verde Eco-Escolas aos seguintes estabelecimentos de educação e ensino: EB 2, 3º Ciclos Diogo Cão; EB1/JI das Árvores; EB1/JI n.º 2 (BSVP); EB1/JI n.º 3 (Corgo); EB1/JI de Prado/Ferreiros; JI de Pousada; Escola Secundária Camilo Castelo Branco; Nuclisol Jean Piaget e Colégio Moderno de S. José.
Salienta-se ainda a entrega dos Prémios ex-aequo, na categoria hortas grandes, ao JI/EB de Prado_Ferreiros, pela sua participação no desafio Hortas nas Eco-Escolas e o 1º prémio no projeto “Muros com Vida”.
Fonte: CM Vila Real