Por Letícia Abreu
A Biblioteca Municipal de Mesão passa a integrar, oficialmente, a Rede Nacional de Biblioteca Públicas (RNBP), após assinatura do protocolo de adesão no passado dia 12 de janeiro.
O processo de adesão começou em 2021, promovido pela Câmara Municipal, num processo gradual de adaptação e cumprimento de critérios estabelecidos a nível nacional. Um dos passos fundamentais foi a criação da Rede Municipal de Bibliotecas, nomeadamente a Biblioteca Municipal e as bibliotecas escolares da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade e do Centro Escolar de Mesão Frio.
Durante este percurso, a Biblioteca também se juntou à Rede Intermunicipal de Bibliotecas da CIM Douro, num reforço do trabalho em prol da leitura e do acesso ao saber.
Entre os requisitos necessários para a adesão, estão ainda, a criação de espaços adequados para diferentes públicos, um acervo diversificado e atualizado, aquisição regular de livros e outros materiais e formação especializada da equipa técnica.
Além disso, a biblioteca já oferece, há diversos anos, serviços como o empréstimo domiciliário e consulta local gratuitos, atividades de animação e literacia, acesso a computadores e internet, e catálogo online.
A adesão à rede nacional permite, ainda, o acesso ao BiblioLED, uma plataforma digital de livros e audiolivros para empréstimo gratuito, além do beneficio de fundos europeus exclusivos para bibliotecas da RNBP.