A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Fundação MEO assinaram, no passado dia 12 de novembro, um Protocolo de Cooperação para reforçar a literacia digital e promover medidas de autoproteção junto da população idosa, no âmbito do Programa Especial de Policiamento de Proximidade “Apoio 65 — Idosos em Segurança”.

Esta parceria surge como resposta ao crescimento dos desafios de segurança associados ao ambiente digital, procurando “dotar os cidadãos seniores de conhecimentos essenciais que lhes permitam identificar e prevenir situações de fraude, riscos de cibersegurança e outras ameaças digitais, contribuindo assim para um envelhecimento mais seguro, informado e participativo”, refere o comunicado enviado às redações.

Com esta iniciativa, a GNR e a Fundação MEO reafirmam o seu compromisso com a responsabilidade social e com a proteção das comunidades mais vulneráveis. A Guarda Nacional Republicana reforça, igualmente, o seu papel enquanto força de segurança de proximidade, promotora da “coesão social e da segurança das populações, em especial das mais vulneráveis”.

O protocolo agora celebrado prevê o desenvolvimento de ações conjuntas de sensibilização em todo o território nacional, com vista à promoção de boas práticas de utilização das tecnologias de informação e comunicação e à prevenção de situações de fraude e outros comportamentos de risco no contexto digital.