26 de julho a 2 de agosto de 2025

Fabio Biondi em concerto único em Portugal abre os Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus, no ano em que a Fundação da Casa de Mateus celebra 55 anos. 

O violinista italiano Fabio Biondi, um dos mais importantes cultores da música barroca na Europa, apresenta-se a 26 de julho de 2025, num concerto único em Portugal que inaugura a 33.ª edição dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus. Esta edição assume um significado especial, uma vez que coincide com a celebração dos 55 anos da Fundação da Casa de Mateus, uma Casa onde se encontram pessoas e ideias de todas as proveniências, de todos os modos e credos, cores e aromas, com o objetivo singelo de construir futuros.

De 26 de julho a 2 de agosto, os Encontros consolidam-se como um espaço de referência para a formação avançada em música antiga, sob a direção artística de Ricardo Bernardes e a direção pedagógica de António Carrilho, que também se encarrega do curso de Flauta. Durante uma semana, músicos de talento excecional convivem com mestres consagrados, num ambiente de aprendizagem, partilha e criação. Entre os mestres convocados para esta edição, para além da novidade da presença de Fabio Biondi, que dará as classes de violino, reincidem a soprano Roberta Invernizzi, o alaudista Peter Croton e o cravista Jacques Ogg.

O programa dos Encontros completa-se com um ciclo de seis concertos abertos ao público.

Depois da abertura, com Fabio Biondi, o ciclo prossegue com o concerto A Viagem a Seis Mãos, protagonizado por António Carrilho, Diego Fernández Rodriguez e José Carlos Araújo, no dia 27, seguido de Angeli et Diaboli, recital de Jacques Ogg ao cravo, no dia 28. A semana continua com Maestri Virtuosi, um concerto também ele único e irrepetível que junta todos os professores, todos eles intérpretes de excepção, no dia 31; Alumni Virtuosi, no dia 1 de agosto, com os melhores entre os participantes nos cursos; e termina em ambiente de Gran Finale, no dia 2 de agosto, com uma apresentação coletiva do trabalho desenvolvido ao longo da semana de trabalho. 

Mais do que um festival, os XXXIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus são uma celebração do encontro entre gerações, da partilha de saberes e da criação artística em torno do repertório barroco, num ano marcante para a Fundação, que reafirma o seu legado e o projeta com renovada energia para o futuro, ao assinalar 55 anos de atividade cultural, artística e pedagógica.