A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai lançar, já no próximo ano letivo, o novo Doutoramento em Ciências e Tecnologias do Ambiente, recentemente acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) por um período de seis anos. Estão disponíveis 20 vagas, com a 2.ª fase de candidaturas aberta entre 3 de junho e 15 de julho de 2025.

O ciclo de estudos está integrado na Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA) e será coordenado por uma equipa docente de perfil interdisciplinar.

O programa conta com mais de 20 investigadores com percurso em áreas científicas estratégicas das Ciências e Tecnologias do Ambiente, associados a centros de investigação classificados como “Excelente” – nomeadamente o CITAB e o CQ-VR –, que asseguram uma forte componente de investigação aplicada e um ambiente académico de excelência.

O desenvolvimento do curso contou com o apoio direto de diversas empresas e associações empresariais, de modo a promover a articulação entre a academia e os desafios concretos da sociedade e do mercado. Esta colaboração permitiu alinhar os conteúdos formativos com as exigências do tecido económico e reforçar a valorização profissional dos futuros doutorados.

O lançamento deste novo ciclo de estudos coincide com uma data simbólica para a UTAD: os 30 anos de ensino na área do Ambiente, e assim assinalar o percurso da instituição no ensino das ciências do ambiente e o seu compromisso com a sustentabilidade.

Mais informações sobre o plano de estudos e o processo de candidatura estarão brevemente disponíveis no portal institucional da UTAD.