O programa “Centros de Convívio de Mondim de Basto”, criado em 2023 pelo Município de Mondim de Basto, está a produzir uma nova dinâmica na comunidade mondinense, com resultados muito positivos e visíveis na questão da autonomia, saúde e qualidade de vida dos utentes.
Este programa é, atualmente, constituído por 21 centros, distribuídos por todo o concelho, que disponibilizam aos cerca de 250 utentes, sessões de atividades física e desportiva, multimédia e expressões. Estas sessões são ministradas duas vezes por semana, por técnicos da autarquia, especializados nas diferentes áreas.
Para a realização destas atividades, em algumas situações a autarquia tem-se servido de equipamentos municipais que se encontravam sem utilização, nomeadamente escolas primárias desativadas, tendo-os dotado de novas condições de utilização e restituindo-lhes vida e utilidade.
Um exemplo recente desta adaptação dos equipamentos verificou-se na localidade de Tejão, com a reabilitação da escola primária que está agora disponível à população.
A intervenção na escola de Tejão incidiu na modernização de infraestruturas, na melhoria da eficiência energética e na criação de novos espaços exteriores de lazer e convívio.
Como explica o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “este investimento reveste-se de grande importância para as populações e para a dinamização da aldeia, que pode agora beneficiar de um espaço digno para a realização de atividades diversas, como os Centros de Convívio que, semanalmente, desenvolvem aí a sua atividade”.
A Câmara Municipal continua atenta e empenhada em investir na requalificação do património e na sua adaptação às necessidades da população.