No fim-de-semana passado, 22 e 23 de fevereiro, Souto Maior reviveu uma das tradições mais antigas da aldeia com a realização da X Feira Tradicional da Matança do Porco.

A edição deste ano começou ao início da tarde de sábado com a arruada do grupo de Bombos Zés Pereira de Sabrosa, seguida pelo momento alto do evento, a matança do Porco e a degustação do sarrabulho, servido a todos os presentes.

A tarde continuou com o Grupo de Concertinas de Baião, que encantou o público com as suas músicas tradicionais e contagiantes, trazendo uma energia vibrante ao evento. Seguiu-se o jantar nas tasquinhas e a noite culminou com o concerto dos Toka&Dança, que encerraram o primeiro dia do certame num ambiente de pura animação.

O segundo dia da feira ficou marcado pela desmancha do porco, cujas carnes foram servidas no tradicional almoço convívio entre todos. Ainda de manhã, teve lugar a missa campal na sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Souto Maior, com a participação do Grupo Coral local.

Após o almoço, prosseguiu-se a atuação do grupo de Bombos Águias da Lage, seguida pelas intervenções oficiais, onde a Presidente da ACDRSM, Beatriz Garcia aproveitou para endereçar um agradecimento especial a todos os presentes, demonstrando o orgulho em celebrar uma década da realização da Feira Tradicional da Matança do Porco.

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Souto Maior, António Garcia, sublinhou que o objetivo deste certame é “resgatar e preservar a tradição de uma prática que, outrora, era o principal sustento das famílias e uma forma de fortalecer laços sociais, ao mesmo tempo que promove o convívio, a troca de conhecimento, memórias, alegrias e saudades”. Aproveitou o momento ainda para agradecer o apoio da Câmara Municipal de Sabrosa, à ACDRSM, aos expositores e a todos os presentes.

Na sua intervenção, a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, saudou todos os presentes e começou por “agradecer aos expositores por continuarem a afirmar os seus produtos”, destacando a importância do evento, considerando-o “como uma expressão cultural que faz parte da identidade desta região que reúne famílias, promove laços comunitários, estimula a colaboração entre vizinhos e incentiva a partilha de conhecimento e o saber fazer”.

O evento continuou com a atuação do grupo Suspensive Mood, seguida pelo grupo Às da Concertina. Para terminar, foram servidos os tradicionais Rojões no Pote, que deliciaram os presentes, trazendo ainda mais sabor ao evento.

A X Feira Tradicional da Matança do Porco foi organizada pela Junta de Freguesia de Souto Maior, com o apoio do município de Sabrosa e da ACDRSM, e promete continuar ano após ano a ser um evento fundamental na preservação das tradições locais e promotor na criação de laços sociais.

Torne-se assinante do Notícias de Vila Real

Para ter acesso a este e outros trabalhos publicados no Notícias de Vila Real, torne-se assinante do nosso jornal.