A freguesia de Mondrões voltou a ter operacional o regadio que estava degradado e onde a água já não circulava há vários anos.
Um processo que começou em 2015, viu agora luz ao fundo do túnel, como nos contou Félix Touças, presidente da Junta de Freguesia e membro da Comissão de Regantes de Mondrões.
O projeto estava dividido em duas partes, a primeira do nó do IP4 até Bisalhães, Mondrões, e a segunda do nó do IP4 até ao açude de Arrabães. A primeira ficou concluída, já a segunda não chegou a ser intervencionada, situação que Félix Touças lamentou, dado que a Comissão de Regantes daquela localidade detinha um financiamento superior para a execução da obra.
O presidente da junta agradece o apoio prestado pelo município, lembrando todas as acusações e dúvidas lançadas por alguns populares sobre o sucesso do projeto, que se revelaram infundadas.
Esta intervenção vai beneficiar mais de 70 pessoas de Mondrões, segundo levantamentos feitos pela Comissão de Regantes, tendo uma extensão de aproximadamente dois quilómetros. Além disso, irá permitir uma melhoria nas nascentes da freguesia e na agricultura doméstica, muito presente nesta localidade de Vila Real.
![](https://noticiasdevilareal.sapo.pt/wp-content/uploads/sites/28/2025/02/DSC0860-scaled.jpg)
Torne-se assinante do Notícias de Vila Real
Esta é uma versão reduzida da reportagem publicada na edição 936. Para ter acesso a este e outros trabalhos publicados no Notícias de Vila Real, torne-se assinante do nosso jornal.
![](https://noticiasdevilareal.sapo.pt/wp-content/uploads/sites/28/2023/10/ASSINAR-2.gif)