Entre 22 e 26 de janeiro, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) marcou presença na FITUR – a maior Feira de Turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa – em Madrid, mais uma aposta estratégica na promoção integrada do território, valorizando os seus ativos culturais, naturais e gastronómicos.

Esta foi a primeira vez que a CIMAT participou neste certame internacional com um stand próprio. “É um orgulho estarmos presentes num evento desta magnitude. Temos ativos, capacidade de carga e organização para estarmos junto dos melhores. Espanha é um mercado essencial para o nosso território, e as ligações por AVE (alta velocidade) a Madrid são um ativo que queremos continuar a explorar”, afirma Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.

Esta é essencialmente uma feira de profissionais para profissionais, e, deste modo, “queremos proporcionar um espaço aos operadores privados do setor turístico do nosso território onde possam divulgar os seus serviços e produtos juntos dos milhares de visitantes de todo o mundo que por aqui passam. É, também, mais uma oportunidade de conseguirmos atrair mais turistas ao nosso território, alavancando, assim, a economia local. É nossa pretensão conseguir ultrapassar as 500 mil dormidas anuais na região, e acreditamos que o caminho também se faz por aqui”, acrescenta o responsável.

Durante os cinco dias da feira, o stand da CIMAT teve uma programação diversificada, que incluiu apresentações temáticas, degustações de produtos locais e momentos de networking.

Pelo stand da CIMAT passaram milhares de pessoas, de entre as quais o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, os Presidentes das Câmaras Municipais de Boticas e Vila Pouca de Aguiar, Fernando Queiroga e Ana Rita Dias, respetivamente, bem como representantes de outras Comunidades Intermunicipais da Região Norte, entre outros.

O contínuo trabalho de promoção integrada do território foi assegurado pelos técnicos de turismo dos vários municípios (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) e da CIMAT, complementado pela presença do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIMAT, Ramiro Gonçalves e José Diegas.