A Fundação da Casa de Mateus, em colaboração com o Sond’Ar-te Electric Ensemble, e a blablaLab Associação Cultural, anuncia a segunda edição do Concurso Internacional de Composição de Lied Álvaro García de Zúñiga – Casa de Mateus – Sond’Ar-te. Este concurso visa incentivar a criação, interpretação e divulgação de novas obras musicais, promovendo a escrita de Lied que combinam a voz com instrumentos e com a possibilidade de inclusão de meios eletroacústicos.

As candidaturas estão abertas a compositores de todas as nacionalidades, que podem submeter até duas composições inéditas, não estreadas, não publicadas comercialmente, nem premiadas em outros concursos. As obras devem ter uma duração entre 7 e 15 minutos e ser escritas para duo. A escolha dos textos para as composições deverá incidir na obra de Álvaro García de Zúñiga, cujos textos propostos podem ser consultados nos sites das entidades parceiras.

O prazo para submissão das candidaturas é até às 24h00 do dia 31 de dezembro de 2025, através do e-mail sondarte@sondarte.com. Um júri internacional, a anunciar, selecionará até três obras finalistas, que serão interpretadas pelos solistas do Sond’Ar-te Electric Ensemble na Fundação da Casa de Mateus, em 2026, em data a anunciar. 

Os compositores das obras selecionadas serão convidados a participar nos ensaios e no concerto. No final do concerto, o júri anunciará a obra vencedora, cujo compositor receberá um prémio de 2.500 euros. As obras apresentadas poderão integrar a edição de um CD do Sond’Ar-te Electric Ensemble. Na primeira edição do Concurso, a vencedora foi a compositora portuguesa Ângela da Ponte, com a peça “Da Keine Worte nur töne”. Foi igualmente finalista o mexicano Alejandro Mata, com a obra “(S)onora (h)ola”.  

Este concurso visa o exercício da obra de Álvaro García de Zúñiga, autor, encenador, realizador e compositor português de origem uruguaia, fundador da blablaLab AC, que se caracteriza por uma escrita sonora e polifónica, em trânsito entre diferentes línguas.