A freguesia de Lordelo discute, esta quinta-feira (26), o orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2025 em sede da Assembleia de Freguesia.

O executivo liderado por José Gomes fez saber que nos planos da Junta de Freguesia está a pavimentação de alguns arruamentos da vila, nomeadamente a Rua Cidade de Vila Real (Cruzamento junto á Rua doa Vales), Rua dos Vales, Rua da Estremadura (Urbanização São Lourenço), Rua Professor Everardo Pitrez, Rua Antoninho Pimentel, Rua do Salgueiro, Rua do Lodeiro, Rua Maria da Capela.

Além disso, prevê a continuação da obra do Vintage Alvão, bem como apoiar o Futebol Clube de Lordelo (Campo Relva Sintética), a Associação Viver Lordelo (Construção Centro Dia), a Cultura Centro, Cultural Lordelense e a Associação da Organização das Festas de Lordelo.

A limpeza e manutenção do património da Freguesia são também incluídas no documento a que o Notícias de Vila Real teve acesso.

Já o Partido Social Democrata (PSD), representado por Pedro Carvalho na Assembleia de Freguesia, anunciou que também irá apresentar algumas propostas para as GOP.

Num documento onde são apresentados três eixos de atuação, destaca-se o pedido de conclusão do asfaltamento do troço entre o Senhor dos Aflitos e a Laverqueira, bem como a pavimentação da estrada que liga as matas da Carreira do Tiro à antiga Garagem da
Toyota, “criando uma alternativa de tráfego eficiente e segura, que permitirá uma melhor
distribuição do fluxo de veículos, reduzindo os congestionamentos nas vias principais e
melhorando a mobilidade geral”.

O social-democrata aponta ainda a criação de uma linha dos Urbanos de Vila Real para atender as zonas do Bacelar, Campo, Minhoiro e Carreira do Tiro, com a instalação de paragens de autocarro em locais estratégicos, “facilitando o acesso e incentivando o uso de transportes coletivos”.

A criação de um Parque de Lazer ao longo do Rio Maíla e a revitalização das margens do Rio Cabril, bem como o desenvolvimento de uma agenda cultural anual em parceria com associações e coletividades locais e o incentivo de eventos interculturais e intergeracionais, promovendo a participação da comunidade e a preservação das tradições locais, são outras das propostas que a bancada do PSD apresenta ao executivo independente Amar Lordelo.

Recorde-se que o movimento independente Amar Lordelo lidera a Junta de Freguesia lordelense desde as eleições autárquicas de 2017, tendo consolidado a liderança em 2021 onde alcançou sete mandatos em nove possíveis.