O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins convocou uma greve para a próximas quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de dezembro.

Segundo comunicado do referido sindicado, a greve terá início a partir das 00h00 do dia 26 e prolonga-se até às 24H00 do dia 27 de dezembro

O município de Vila Real já emitiu uma nota, onde diz estar alerta para “possíveis constrangimentos na recolha de resíduos urbanos nos dias 26 e 27 de dezembro por motivos de greve dos/as trabalhadores/as da FCC e/ou RESINORTE que prestam serviço de recolha de resíduos urbanos”.

A autarquia pede ainda aos munícipes que recomenda-se que guardem os seus resíduos em casa, lamentando “eventuais transtornos de salubridade que possam ocorrer, no espaço público”, para a qual pede a compreensão de todos.

Os trabalhadores das empresas de recolha de resíduos reivindicam aumentos salariais e pela criação de um acordo coletivo de trabalho, na esperança de conseguir negociar com a entidade patronal, a criação de um suplemento de insalubridade, penosidade e risco.