Por Luzineide Almeida e Carlos Pereira Cardoso

A tempestade Kirk está a causar forte impacto em Vila Real e em toda a região norte de Portugal.

O distrito começou a sentir os efeitos da tempestade na madrugada desta quarta-feira (09), com rajadas de vento intensos e chuva, resultando em alguns danos em alguns concelhos.

Registaram-se ocorrências de inundações e quedas de árvores em Vila Real, na zona de Nossa Senhora da Conceição, Escola Diogo Cão, Almodena e Jardim da Carreira. Desde o dia de ontem o Parque Florestal está fechado e o elevador panorâmico do Bairro dos Ferreiros também foi encerrado no dia de hoje por decisão da autarquia de Vila Real por motivos de segurança, devido às condições climatéricas.

Em Vila Pouca de Aguiar, os efeitos mais graves incluíram a interrupção da A24, entre o nó de Fortunho e Vila Pouca de Aguiar, devido à queda de um camião, causado pelos ventos intensos, bem como a queda de árvores em cima de viaturas e edifícios.

Montalegre e Boticas e Vila Pouca de Aguiar tiveram mesmo que encerrar várias escolas como medida preventiva. Mondim de Basto decidiu encerrar as escolas devido à falha de energia, situação sentida em várias localidades do distrito e norte do país ao longo da manhã, tendo superado os 300 mil clientes, informou a E-Redes em comunicado.