Este é o sexto ano em que a Fórum Boticas – Associação Recreativa e Cultural e o seu grupo cénico promovem a sua Mostra de Teatro de Boticas, certos de que, uma vez mais, o publico acorrerá em grande número aos espetáculos programados.
A iniciativa chama-se Cenas de Maio 2024 e levará ao salão da Junta de Freguesia de Boticas e Granja quatro espetáculos diferentes, um por cada sábado do mês de maio, ou seja, nos dias 4, 11, 18 e 25.
O programa da mostra segue os mesmos critérios de qualidade das edições anteriores.
Embora muito distintos entre si, em género e em estilo, os espetáculos deste ano têm em comum dois aspectos fundamentais: primeiro, todos se baseiam em textos de dramaturgos de dimensão mundial; segundo, cada um à sua maneira celebra a liberdade de pensar, criar e inquietar consciências. E divertir, claro está. É isso que o Teatro sabe e pode fazer com grande eficácia. É legítimo dizer-se que, quando sobem ao palco, os atores inventam liberdade. O palco é um espaço que respira democracia e constrói democracia. Fazer teatro e ver teatro é, assim, umas das mais sinceras e belas homenagens que se pode fazer aos obreiros do 25 de Abril de 1974. Sem a revolução democrática, esta Mostra não seria possível, mas é com iniciativas como esta que o espírito de Abril se fortalece.
Trocando por miúdos, no dia 4, o Teatro das Beiras, companhia profissional, apresentará a peça A Grande Imprecação Diante das Muralhas da Cidade, de Trankred Dorst, autor alemão falecido em 2017, que nos fala da arbitrariedade do poder e dos desmandos dos poderosos. A encenação é do ator e encenador Gil Salgueiro Nave.
No dia 11, o Teatro Experimental Flaviense (TEF), divertirá o público da nossa terra com a hilariante comédia Oh, Aldegundes, não andes assim toda nua!!!, com adaptação, encenação, cenários e figurinos de Ruy de Matos, que durante muitos anos integrou o elenco do Teatro Nacional Dª Maria II. A peça fala-nos de uma mulher de um senhor presidente que anda sempre com os calores.
No sábado seguinte, 18, o grupo Espanta Males trará do Porto três peças num único espetáculo, dirigido pelo professor universitário e homem de teatro Henrique Manuel Pereira. O Pedido de Casamento, de Anton Tchekov, Choro ou Rio, de Guerrick / Santos Júnior, e A Judia, de Pedro Bandeira, são os ingredientes deste três em um, onde o drama e a comédia se entrelaçam.
O Teatro Fórum de Boticas encerrará a Mostra com Reich Parta!, com encenação de Hermínio Fernandes, a partir de textos de Terror e Miséria no Terceiro Reich, do polémico, mas atualíssimo, Bertolt Brecht que nos falam da ascensão do nazismo na Alemanha e do novo normal que se vai instalando na sociedade.
Uma vez mais, Cenas de Maio 2024 contam com o apoio da Câmara Municipal de Boticas e da Junta de Freguesia de Boticas e Granja.
Os espetáculos terão início às 21.30 horas. A entrada é livre.