No próximo dia 20 de maio, o Kitchen Lab, laboratório de cozinha experimental da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vai transformar-se num espaço de partilha gastronómica e intercultural ao acolher a quarta edição do “UTAD International Day”.
Pelas mãos dos estudantes internacionais serão confecionadas mais de 50 receitas – entradas, pratos principais e sobremesas – oriundas de 20 países, entre os quais Irão, Egito, Arménia, Roménia, Hungria, Nigéria, Moçambique, Angola, Brasil, Timor-Leste, com especial destaque para Cabo Verde, país convidado desta edição.
A iniciativa, que cruza sabores e saberes globais no campus da academia, pretende dar a conhecer as iguarias de cada país, elaboradas pelos próprios estudantes e degustadas pela comunidade académica.
Num evento gastronómico que tem como principal objetivo a integração de estudantes internacionais, os pratos serão harmonizados com vinhos da Adega de Vila Real, um dos parceiros da UTAD nesta iniciativa.
Além da vertente gastronómica, o cardápio lúdico-artístico inclui atividades que demonstram a riqueza e versatilidade cultural cabo-verdiana. O University Center acolhe, durante a tarde, a exposição de pintura de Myriam Borges e diversos jogos interculturais. A diversidade de pratos, aromas e iguarias será colocada à prova depois das 18h. A viagem pelos sabores encerra com os sons tradicionais de Cabo Verde, num momento musical que celebra a riqueza cultural deste país africano, a partir das 20h.
De referir que o evento contará com a presença de representantes do Governo de Cabo Verde, da Agência Erasmus e de entidades regionais e locais.
UTAD: território multicultural e inclusivo
A UTAD acolhe, atualmente, cerca de 1200 estudantes internacionais, de 50 nacionalidades, entre Estudantes de Grau, de Erasmus, Mobilidade e outros programas/convénios.
Desde 2024, os estudantes internacionais oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pagam a mesma propina que os estudantes portugueses inscritos na UTAD.
Os estudantes internacionais têm, ainda, acesso a bolsas e programas de mobilidade, que proporcionam experiências culturais e sociais, contribuindo para o enriquecimento académico e profissional.
O Kitchen Lab
O Kitchen Lab é o laboratório de cozinha experimental da UTAD, equipado com tecnologia inteligente e moderna que permite desenvolver as principais práticas de gastronomia a nível nacional e internacional.
Este espaço facilita a criação de novos produtos, permite realizar análises sensoriais e criar elementos especiais, dietas específicas, com aposta no conhecimento da dieta mediterrânica.
Trata-se de uma estrutura de apoio à investigação e ensino nos cursos de Enologia, Agronomia e Ciências da Nutrição.