Depois de na primeira volta das eleições presidenciais, realizada a 18 de janeiro, nenhum dos candidatos ter obtido a maioria absoluta, os portugueses voltam este domingo, oito de fevereiro, às urnas, para a eleição do próximo Presidente da República.
Na primeira volta o boletim contava com 14 candidatos, sendo que três deles não eram válidos, de onde saíram António José Seguro e André Ventura, como os dois mais votados e que disputam agora a segunda volta destas eleições.
Em Vila Real estão inscritos 49.151 eleitores, distribuídos pelas várias Assembleias de Voto das 20 freguesias e uniões de freguesia do concelho. Na primeira volta 30.042 vila-realenses deslocaram-se às urnas, tendo dado a vitória a António José Seguro, com 32,53%.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos eleitores, apesar da previsão de mau tempo para este domingo, devendo ser dadas “as melhores condições” para que todos possam exercer o seu direito de voto.
Em comunicado, a CNE informou que “tem cooperado com todas as entidades” de forma a serem “criadas as melhores condições para garantir um exercício de um direito que é fundamental”, embora existam “circunstâncias adversas em alguns locais”.
Para isso, recomenda a organização de “transportes públicos especiais, na medida do possível, para eleitores que se encontrem em zonas onde a mobilidade possa vir a ser afetada”, desde que sejam seguidas as regras respeitantes à organização das eleições.