Por Ribeiro Aires

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cruz celebrou, pela primeira vez na sua História, o seu aniversário num Primeiro de Dezembro, iniciando, deste modo, um novo ciclo comemorativo, uma alteração que adiante explicar-se-á nas palavras do seu presidente, Major General, António Teixeira. 

 Esta comemoração iniciou-se com a alvorada, imediatamente seguida pela formatura geral, hastear das bandeiras, às 08,30 horas, seguindo-se a romagem ao Cemitério de Santa Iria, para uma homenagem aos bombeiros falecidos. Às 10,00, o Corpo de Bombeiros saiu da sua sede em desfile para, no Pioledo, em continência, ser depositada, por tradição, uma palma no monumento ao Bombeiro. Às 10,30 iniciou-se a missa solene celebrada pelo Bispo Emérito D. Amândio Tomás.

As cerimónias continuaram, pelas 11.00 horas, no Largo que destes bombeiros recebe o nome, com as bênçãos de uma viatura e de presépio da Associação, a que se seguiu a imposição de insígnias e promoções de bombeiros, como damos conta   em caixa.

(…)

Reportagem completa na edição número 927 do Notícias de Vila Real