A candidatura do Partido Socialista no concelho de Vila Real denunciou, em nota enviada aos órgãos de comunicação social, a existência de um aumento repentino no recenseamento eleitoral de cerca de 15% face às eleições legislativas de 18 de maio, na freguesia de Guiães.
A missiva explica que foi detetado um aumento inexplicável do número de eleitores inscritos na freguesia de Guiães, que passou de 576 eleitores inscritos nas eleições legislativas de 18 de maio de 2025, para 660 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais definitivos das eleições autárquicas de 12 de outubro. Trata-se de um acréscimo de cerca de 15% no espaço de cinco meses, um facto que o PS considera “sem precedentes na mais pequena freguesia do concelho de Vila Real”.
Os socialistas referem ainda que o caso foi identificado pelo atual presidente da Junta de Freguesia de Guiães e candidato do Partido Socialista, Paulo Correia, que “prontamente alertou para o risco de estarmos perante uma tentativa deliberada de subverter a vontade popular e de manipular o resultado das eleições”.
O PS de Vila Real lembra que “as eleições são a mais bonita festa da democracia e não podem ser manchadas por manobras que atentam contra a sua integridade”, não aceitando que se “tente ganhar na secretaria aquilo que deve ser decidido nas urnas, com base no trabalho, na verdade e nas ideias”.
O partido vai denunciar o caso à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e ao Ministério Público, para ser identificada a origem dos novos eleitores e verificar as moradas apresentadas para justificar a sua inscrição na Freguesia de Guiães.
Para além deste procedimento, a candidatura socialista admite que irá reclamar “todos os votos que possam resultar desta manobra, porque é inconcebível e profundamente antidemocrático que se procure adulterar a vontade legítima dos cidadãos de Guiães e de Vila Real”.
Apesar deste caso, o PS diz manter total confiança na vitória das suas listas nos diversos órgãos autárquicos a que concorre no concelho de Vila Real, acreditando que ” a população de Guiães saberá dar uma resposta clara e firme a esta tentativa de atropelo à democracia”.