As eleições do passado dia 12 de outubro colocaram os destinos da freguesia de Vila Marim, no concelho de Vila Real, num impasse, dado que as candidaturas do Partido Socialista e do Partido Social Democrata obtiveram o mesmo número de votos.

Recorde-se que a freguesia é liderada pelo PS há mais de 10 anos, e contou nestas eleições com três listas no boletim de voto, lideradas por Ana Vieira (PS), Diogo Nóbrega (PSD) e Bernardino Góis (CH).

Após o empate, os boletins seguiram para a Mesa de Apuramento Geral, no Tribunal de Vila Real, que ficou responsável pela recontagem dos votos, em caso de persistência do empate, teriam de ser marcadas novas eleições, algo que não foi necessário. O Tribunal entendeu que um dos votos validamente expressos a favor da candidatura socialista deveria ser considerado nulo, colocando fim ao impasse.

Após esta decisão, a candidatura de Diogo Nóbrega (PSD), passa a ter 542 votos e 5 mandatos, a candidatura de Ana Vieira (PS) segue em segundo com 541 votos e 4 mandatos, e a candidatura de Bernardino Góis (CH) fica em terceiro com 64 votos.

Os social-democratas voltam assim à liderança da Junta de Freguesia de Vila Marim, liderada por Sandra Marcelino (PS) nos últimos 12 anos.

Com este resultado, o PSD alcança duas Juntas de Freguesia (Vila Marim e Parada de Cunhos) em 19 possíveis.