A distância de mais de 4500 quilómetros que separa Lamego da localidade de Lobata, na República Democrática de São Tomé e Príncipe, ficou mais curta com a assinatura de um acordo de geminação entre os dois municípios.
A parceria pretende fortalecer os laços de amizade e cooperação entre as duas comunidades, promovendo iniciativas conjuntas em diferentes áreas.
No âmbito deste acordo, Lamego e Lobata comprometeram-se a fomentar o intercâmbio cultural, a cooperação económica, o desenvolvimento académico e desportivo, bem como o turismo bilateral, entre outros objetivos comuns.
O protocolo de geminação foi assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, e pelo presidente da Câmara Distrital de Lobata, Euclides Bulo.
As duas entidades assumiram ainda o compromisso de promover encontros regulares para discutir planos de ação, desenvolver iniciativas conjuntas e avaliar os resultados dos projetos implementados.
Partilhando a mesma língua e fortes ligações históricas e culturais, os dois municípios manifestaram a vontade de reforçar os laços diplomáticos e colaborar de forma solidária para o bem-estar das respetivas populações.