As eleições para a nova direção da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) estão marcadas para 16 de dezembro, contando apenas com a candidatura liderada por Eduarda Fernandes, estudante do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.

Eduarda Fernandes concorre com a Lista E, a única candidatura apresentada dentro do prazo definido pela Comissão Eleitoral, tendo como mandatário o atual presidente da AAUTAD, Fernando Gonçalves. A lista propõe “Elevar a Academia” e apresenta também Pedro Augusto como candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral e Viviana Gomes para liderar o Conselho Fiscal.

Natural de Vila Verde, a candidata iniciou o seu percurso no associativismo académico em 2023, enquanto caloira, na Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da UTAD. No ano seguinte integrou a AAUTAD como colaboradora do Departamento Recreativo e Cultural, assumindo mais tarde o cargo de tesoureira, funções que mantém até hoje. Em fevereiro de 2025 foi ainda eleita representante dos estudantes no conselho geral.

A campanha eleitoral decorre de 6 a 14 de dezembro e terá como foco apresentar o projeto aos estudantes e aos diferentes núcleos e secções da academia, procurando incentivar a participação e reforçar a importância do voto nas eleições associativas.